Programa de Monitoramento e Uso de Fauna
A fauna representa um recurso alimentar e medicinal importante para populações ribeirinhas da Amazônia Brasileira. No contexto de Unidades de Conservação de Uso Sustentável no Brasil, criou-se uma oportunidade para os usuários diretos tomarem decisões sobre o uso e o manejo dos recursos que garantem seu modo de vida e a sustentabilidade das espécies caçadas. Assim, o PROMUF tem atuado desde 2006 na RDS Piagaçu-Purus (RDS-PP) com a participação e o envolvimento crescentes dos moradores.
O PROMUF iniciou suas atividades em 2006 com ações voltadas para o entendimento sobre uso de fauna, coordenado por Eduardo Muhlen. Em 2009, com o Projeto Pegadas, iniciou-se o Monitoramento Comunitário de Fauna, o qual é realizado até o presente essencialmente por monitores capacitados de 4 comunidades da RDS-PP, mediante auxílio financeiro do PROMUF. A partir de 2011 foi retomado o esforço de Monitoramento de Participativo da Caça, no qual caçadores voluntários (ou membros de sua família) são responsáveis por registrarem dados sobre suas caçadas em fichas específicas. Desde o início, PROMUF apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa de pós-graduação, que envolvem também o monitoramento de fauna através do método de transecção linear e armadilhas-fotográficas e que aprofundam o conhecimento sobre práticas e conhecimento local sobre fauna.
O objetivo geral do Programa é compreender a importância da fauna para o dia-a-dia das pessoas e gerar informação para tomadas de decisão sobre gestão da fauna como recurso comum, através da avaliação do status populacional das espécies caçadas e do monitoramento do uso da fauna pelos moradores. Trabalhamos dentro do enfoque da pesquisa comunitária, visando auxiliar os moradores no desenvolvimento de suas próprias capacidades para a gestão do uso e conservação de fauna.
Para tanto, trabalhamos dentro de três linhas temáticas:
a) Monitoramento Comunitário da Fauna;
b) Monitoramento Participativo da Caça;
c) Uso e conservação de aves semi-terrestres na RDS-PP.
Em 2014 iniciamos dois novos projetos específicos dentro dos objetivos gerais do Programa:
d) Conservação de Grandes Felinos no Contexto de Áreas Protegidas do Baixo Purus;
e) Uso de Barreiros para a Caça na RDS-PP;
Coordenador: Eduardo Matheus von Muhlen
Pequisadores: André Pinassi Antunes; Carolina Bertsch
Pesquisadores colaboradores: Marina Vieira, Diogo Souza