Projeto Peixes da Floresta participa de evento científico sobre pesquisa com peixes

Projeto Peixes da Floresta participa de evento científico sobre pesquisa com peixes

A equipe do projeto Peixes da Floresta encontra-se, neste momento, participando do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. O evento, com participação de pesquisadores de todos os estados do Brasil e cerca de 50 pesquisadores estrangeiros, acontece até sexta-feira (06), em Recife, capital de Pernambuco e é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Ictiologia.

São tratados, neste encontro, assuntos relacionados a pesquisas básicas e aplicadas com peixes, tanto de água doce quanto marinhos. O Instituto Piagaçu (IPi), por meio do projeto Peixes da Floresta, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, está apresentando cinco trabalhos relacionados à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus.

Entre os trabalhos está o lançamento para a comunidade científica da lista de espécies de peixes do baixo Purus, que conta com pelo menos 335 espécies conhecidas, além de algumas espécies novas descobertas, em fase de descrição científica. Somando a este, mais quatro trabalhos tratam de ecologia do tambaqui, peixes elétricos, peixes ornamentais e reprodução de pequenos peixes de igarapés.

Todos os trabalhos contam com autoria de pesquisadores do Instituto Piagaçu e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). As pesquisas são realizadas em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e apoio do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (CEUC).