Quem somos ?
O Instituto Piagaçu (IPi) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, sem fins partidários e de caráter socio ambientalista. Suas atividades se iniciaram em fevereiro de 2004 e desde então seu objetivo tem sido o de apoiar e desenvolver pesquisas e ações para a sustentabilidade dos meios de vida da população rural e urbana na Amazônia. Desde sua fundação, a região de atuação do IPi foi o baixo rio Purus, especificamente a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus e seu entorno. Hoje o Instituto desenvolve atividades na região dos rios Madeira, Amazonas Negro e Solimões.
Atividades
Manutenção da Diversidade de Agroecossistemas
Ações que contribuem com o escoamento da produção familiar, agroecológica e da sociobiodiversidade.
Formação de Canais de Comercialização justa que fortalecem a Agricultura Familiar Amazônica e a Manutenção da Floresta em Pé.
Estruturação e manutenção das Cadeias de Valor do Amazonas.
Promoção da produção de cacau, aumento e manutenção da diversidade dos Agroecossistemas, da Certificação Orgânica Participativa, e da produção de mudas nativas de interesse comercial e de conservação
Assessoria comercial aos grupos de agricultores organizados, e acesso das famílias ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Educação Ambiental
Nossas atividades de Educação Ambiental vem sendo realizadas com escolares da rede pública e privada de Manaus e ao longo do Rio Madeira. Através do Projeto "O Caminho do Chocolate" buscamos restabelecer a memória da cacauicultura amazônida, que é cabocla, ribeirinha e ancestral. Contando a história da dispersão do Theobroma cacao ao longo do rio Amazonas, buscamos valorizar o papel dos atores sociais nesse modo de produzir em sinergia com a floresta. Seja na transmissão oral, no manejo, colheita ou beneficiamento eles sempre estão presentes, conduzindo e orientando processos, garantindo a saúde do solo, dos bons frutos, da melhor amêndoa e assim a produção de um chocolate de qualidade.